"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Burocracia

leda nius

Ir ao banco me dá inspiração de escrever (leia-se reclamar). Hoje foi um dia que não tinha como passar em branco: mais de meia hora de espera (isso na fila de atendimento preferencial) e ainda tive a vez cortada por um senhor de “77 anos minha filha”, que estava com tanta urgência em ser atendido que fez eu me perguntar se ele não estava com medo de morrer antes.

Estou num processo de transferência de documento de veículo e isso tem me irritado e aborrecido já há alguns dias. Tirar xérox de documentos, autenticar outros, levar comprovante de residência, pagar taxas e sei lá o que mais... filas, espera, demora...

Junto com a indignação que sinto diante de algumas burocracias, vem a reflexão sobre como a nossa vida é cheia de etapas. Cada fase nos prepara para a próxima e assim por diante. Por vezes é cansativo pensar que vai ainda demorar até conquistarmos algo, já que há um longo caminho a percorrer.

Nesta época de tantas formaturas, um dia tão memorável para quem chega lá, dá para tomar como exemplo um estudante: depois de cursar ensino fundamental e médio, ele se inscreve no vestibular, quando passa é uma grande festa, mas esta ainda não é a vitória.

Então vem o curso e é preciso vencer os vários anos de faculdade, com suas tantas provas e trabalhos, responsabilidades, renúncias (não vamos esquecer as festas), etc. Só então chega o dia de receber o tão esperado diploma, que por mais significado que tenha, não podemos deixar de concordar: é só um papel.

Com o diploma que confirma sua capacitação, é hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho... e daí entramos em outro processo: currículo, entrevista, testes, etc. Parece cansativo não é mesmo? E realmente é.

Mas a gente percebe ao vencer cada etapa que pode e deve ir adiante! Somos insatisfeitos por natureza e graças a isso, buscamos constantemente melhorar nossa vida. As nossas vitórias, o nosso sucesso, depende exclusivamente da gente. E, quanto mais nos esforçamos, maior é a recomepensa e melhor a sensação de dever cumprido.

Vendo por este lado, vale a pena dar o melhor de si, seja nas pequenas empreitadas ou nas grandes. Olhando deste ponto de vista, dá para perceber que nem tudo é tão ruim quanto parece. Isso dá um pouco de esperança e força para que possamos superar os problemas e dificuldades.