"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Entre a Cruz e a Suástica. Finalmente!

caco modula

Certa vez cheguei a uma livraria e estava prestes a comprar um livro da Fernanda Young. A vendedora, uma amiga minha me sugeriu: “leve este outro, do Marcos Losekann. É sobre um jornalista. Estão falando muito bem do livro”. Aceitei a dica e levei o primeiro da série “Entrevista com Deus” (O Dossiê Iscariotes). Em seguida, li o segundo livro – O Segredo do Salão Verde – e até chegar ao último, demorei algum tempo, mas, finalmente, consegui terminar. (Obrigado pelo presente, Lôra!)

Afastado da profissão que lhe rendeu fama, o repórter AVG está se dedicando à confecção de um livro em que conta a entrevista que fez com Deus (no primeiro livro) e que mudou sua vida. Nessa época, PC Farias é assassinado. A morte do assessor de Fernando Collor coincide com o assassinato de um taxista conhecido por AVG. Assim começa a história de “Entre a Cruz e a Suástica”.

O ex-repórter do importante jornal O Capital decide investigar a morte do taxista e acaba descobrindo uma cadeia de fraudes no governo. AVG conta com a ajuda de um jovem jornalista para desvendar esses crimes e descobrir por que o país enfrenta uma série de assassinatos ligados a um grupo neo-nazista e qual a relação entre todos esses fatos. No meio de tanta confusão, o jornalista encontra tempo para se envolver com uma mulher deslumbrante, precisa se dedicar à finalização de seu livro e ainda tem de garantir sua sobrevivência.

A história de Losekann é envolvente, seguindo a linha dos livros anteriores. O ritmo acelerado, a riqueza de detalhes e os diálogos divertidos tornam a leitura rápida e quando menos esperar, você vai dizer: “acabou”. O final é aceitável, mas não é exatamente brilhante. Dá a impressão de que houve um pouco de preguiça do autor ao encerrar a trilogia “Entrevista com Deus”. De qualquer forma, não chega a afetar o conjunto da obra e toda a leitura anterior compensa o final quase xoxo.

Se eu já gostava do trabalho de Losekann como correspondente da Rede Globo, assumi a condição de fã do jornalista após ler a série “Entrevista com Deus”. Vale a pena.

Um comentário:

Amanda disse...

Bacana...eu li o primeiro, por indicação do Caco, e desde então ando curiosa a respeito da sequência. se é aprovado por você, sei que vale a pena.
Bjokas!