"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Post cor-de-rosa


Ginko Biloba

Outubro já está quase acabando, mas acho que vale a pena refletir sobre um tema que pode ter passado batido por muita gente. Outubro é o mês de combate ao câncer de mama.

É claro que "ações" e reflexões como essa não devem ficar restrita a um dia ou um mês, mas ainda assim, vale a reflexão. O câncer de mama, como qualquer câncer, é o crescimento de células malignas na região mamária e é cercado de muitos mitos e mistérios. Pouca gente sabe, por exemplo, que homens também pode ser vítimas dessa doença muita gente ainda acredita que anti-transpirantes ou sutiãs apertados podem ser causas para o câncer. Na verdade as causas são basicamente as mesmas de qualquer tipo de câncer, lifestyle, genética etc. Mas, se ele não é o mais agressivo, nem tão excepcional, nem causado por malévolos sutiãs ou antitranspirantes, por que é tão comentado? Porque faz prédios e monumentos mudares e cor, ou tem um mês inteirinho, só pra ele? Simples, tão simples quanto a sua "prevenção".

É tão comentado por se tratar de um símbolo da feminilidade, da intimidade da mulher e também pela facilidade da prevenção. O seio feminino é alvo de olhares e desejo por parte dos homens pelo mesmo motivo que é cuidado e tratado de modo tão especial pelas mulheres. É a ligação da mãe com o filho, é a fonte da vida para o recém nascido, por isso é tão preservado e motivo de tanta intimidade.

E a facilidade de prevenção? Pois é! Há muitos anos o auto-exame foi bastante disseminado, sendo até mesmo polemizado, como uma maneira de a mulher descobrir se há algo errado ou não. Simples, basta que a mulher se conheça e ela passa a se conhecer com o exame! Assim é fácil. A mulher toma banho todo dia, se lava todo dia, porque não se tocar e perceber se há algo diferente? O auto-exame permite que o tumor seja detectado precocemente, aumentando as chances de cura.

Há que defenda que o tumor detectado com o auto-exame já não está em estágio tão precoce assim, mas em uma sociedade que não está acostumada a fazer exames periódico, ainda mais quando a mamografia é recomendada apenas para mulheres mais velhas, cara, e pouco acessível na rede pública, já é uma grande coisa. Alguém já tentou fazer auto-exame pra detectar câncer de estômago, fígado, pulmão? É isso que faz o câncer de mama tão especial, e mesmo assim, há quem não faça e sofra com as consequencias de deixar um ato tão simples de lado.

As consequencias muita gente sabe, conhece, já viu ou ouviu falar. Qualquer câncer é capaz de derrubar até mesmo as pessoas mais fortes. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia, fora o desgaste psicológico que a paciente tem. Pra ajudar, uma cirurgia pode comprometer toda a glândula mamária, desfigurando completamente aquilo que a mulher valoriza e o homem deseja, a sua feminilidade. É claro que a correção de problemas como esse estão cada vez mais acessíveis. É "fácil" colocar uma prótese de silicone para substituir ou corrigir o efeito devastador que uma cirurgia pode ter, mas não é a mesma coisa.

Acho que junto com outubro a paciência e força de vontade de ler também está chegando ao fim. Sei que não tem nenhuma novidade aqui, mas é só dessa maneira que a gente aprende, pela repetição e interiorização da mensagem. Então, enquanto tomar as medidas necessárias à prevenção não se tornam um hábito como lavar as mãos ou escovar os dentes, a gente tem de divulgar!

Nenhum comentário: