"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ficha Limpa barra Jader Barbalho

Ginko Biloba

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (27/10/10) que a lei da Ficha Limpa vale já para essas eleições, e decidiu em grande estilo. Por 7 votos a 3, os minstros resolveram que o deputado federal pelo Pará e candidato "eleito" ao senado, Jader Barbalho, não pode assumir o cargo.

Outro serviço que o STF tem realizado é de reavivador de memória (ginko biloba?). Jader Barbalho renunciou ao seu mandato de senador no ano de 2001, quando viu seu nome envolvido em escândalos e denúncias sobre fraudes no Banpará e desvios de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Uma história muito suspeita de criação de rãs que o tinha deixado milhionário.

Enfim, quando um político é cassado pela casa (câmara ou senado) ele perde os direitos políticos durante algum tempo (como aconteceu com Collor, nesse caso, na presidência), além de queimar completamente o seu filme. Mas, pode-se dizer, que ele cai de cabeça erguida, lutando até o fim para provar sua inocência ou fabricar/esconder provas que o inocentem (aí não é tão cabeça erguida assim). Agora, se o político renuncia, ele escapa dessa punição e o povo esquece mais rápido ainda o porquê ele não estava mais naquela determinada casa. Como ninguém toma suas cápsulas de ginko biloba, todo mundo esquece e na próxima eleição, tá lá o político concorrendo de novo. Ops! ESTAVA!

Com o resultado de ontem, o STF estipula que, para todos os casos semelhantes a este (que não são todos os recursos que eles têm pra julgar sobre ficha limpa) devem ter resuultado semelhante. Ou seja, o cara do rabo preso, que sabia que seria cassado caso não renunciasse e o fez só pra concorrer de novo, se ferrou do mesmo jeito. É claro que esse resultado não vale pra todo mundo, ainda há mais de 10 recursos prar o STF julgar, mas já é um começo. Se pensarmos que a 3 anos não tínhamos nada disso, já está pra lá de bom!

Um comentário:

Zé Aumeida disse...

O negócio é comer Ginko Biloba então? ahahah