"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Até que enfim, acabou!

Gingko Biloba

Hoje eu vou encher o saco de muita gente. De petistas e tucanos.

Eu gostaria de parabenizar o PT, a Dilma, o Lula e todas as pessoas envolvidas na campanha de Dilma Roussef pela competência que tiveram para combater a campanha tucana. Não quero discutir em quem eu votei, se voltei ou deixei de votar. Também não quero discutir se o PT usou a máquina pública ou não e se a campanha de José Serra foi um Titanic ou não. O certo, é que depois do primeiro presidente operário, o Brasil tem sua primeira presidente mulher.

Vai ser bom? Vai ser ruim? Vai ser melhor que o Lula? Vai ser pior que o Lula? Ninguém sabe! Mas todos vamos saber em alguns meses e anos. Essa é a mágica da democracia. A maioria vence e somos, como poucas vezes, todos iguais.

O que acho que não pode acontecer, e acharia a mesma coisa caso Serra tivesse vencido, é a oposição pela oposição. Não deve haver o egoísmo (e eu falo de todo mundo, de mim, de você, dele e dela) de um parnasianismo político. O papel da oposição é mostrar alternativas à população. Foi isso que o PT fez a 8 anos. Ele mostrou a uma população recém redemocratizada que era possível fazer de outro jeito.

O presidente é"analfabeto"? Pois é! É de origem humilde sim. Houve corrupção no governo? Houve e esse é outro ponto que eu gostaria de comentar. Em que governo não há? É claro que eu não quero defender o PT. Concordo com todos quando dizem que o PT se elegeu com uma bandeira que era justamente a da ética e que essa foi a grande decepção da população. Mas cada um tem a sua prioridade. Por acaso não o Paulique, em Maringá, era do PT? O Pitta, em São Paulo? O Malluf, em São Paulo? Os gafanhotos da Assembléia Legislativa do Paraná? O Belinatti em Londrina? O ACM, na Bahia? O Collor, em Alagoas? A Família Sarney? Sim, o Dirceu, o Genoíno e tantos outros eram ou são. O que quero dizer é que a corrupção é inerente ao ser humano e não adiante sermos inocentes e pensar que ela vai acabar. Nem com a ditadura de Chavez ou do Partido Comunista da China ela acabou, nem os EUA estão livres, nem o Éden estava livre da "mensaleira" serpente, dos dólares na folha de parreira de Adão, que foi corrompido por Eva e tiveram de paraíso.

Esse é o "mal" da democracia, a incerteza. Mas nós temos é que saber trabalhar com ele. Nem oposição nem situação podem ser tão burros de ignorar um ao outro por mesquinharias e egocentrismos, querer ser maior que o outro e esquecer de ser maior pelo país. É claro que agora, eu sou o ingênuo, mas...

Para os que xingaram muito no twitter, facebook, orkut etc. eu queria perguntar, o que o Lula fez para a sua vida que seria diferente se o Serra tivesse ganhado em 2002? Quem sabe não teria mensalão, mas aqueles dólares viriam para a sua cueca/calcinha? A saúde estaria perfeita? Ninguém morreria do coração, AVC... As estradas estariam lisinhas e sem pedágio? O Pré-Sal já estaria sendo explorado e rendendo trilhões de dolares? Você estaria milhionário? A soja estaria mais alta? O aquecimento global não existiria? O Tiririca não teria sido Eleito? Sinceramente, o quê?

As maiores reclamações que eu me lembro, de todos os tempos, eram a distribuição de renda e a dívida externa, que não permitia essa distribuição. E aí? A dívida externa praticamente não existe mais. E a distribuição de renda, talvez não seja feita da maneira ótima, é feita com políticas assistencialistas (que, segundo e-mail mentirosos que tomam as pessoas ingênuas fazem as pessoas mais pobres pararem de trabalhar porque ganham mais do que um salário mínimo com Bolsa isso e Bolsa aquilo informe-se), mas ela é feita. Seria tão diferente assim com o Serra (que prometeu 13º do Bolsa Família na campanha)?

Resumindo, o que quero dizer, é que a democracia do Brasil e forte e consolidada. Eu acredito que a Dilma não vai ser um Hugo Chavez, como o Lula não foi, sempre rechaçando ideias como prolongar seu mandato. E mais do que tudo, eu acredito que pouca coisa seria diferente com o PSDB no governo. As bases econômicas continuariam as mesmas, as políticas públicas teriam tênues diferenças, porque ninguém é burro de parar o que está dando certo.

Então, não me venham com essa de, "tenho vergonha de ter eleito a Dilma", coisa de quem vai fazer tudo pra dar errado tipo "agora eles aprendem". Vamos ser maiores do que isso e colaborar pra dar certo pra gente também. E quer mudar alguma coisa? Daqui a 4 anos, não mande e-mail mentiroso, não tuíte informações sem fonte, não encha minha caixa postal com asneiras (dos dois lados!). Quer fazer a diferença, vá se filiar a um partido e se candidatar. Seja você o incorruptível, leve as suas ideias para debate, faça alguma coisa!

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo Pedro. Acho que temos que nos unir, todos, para uma discussão mais séria na política. Temos que nos preparar pra uma discussão mais madura. Política não é futebol, é uma construção coletiva de direitos e deveres que deve ser discutida em todos os estágios e não chegar no ano eleitoral e ver a toda a oposição como "inimigos". a COPA é no mesmo ano que as eleições, então O IDEAL é deixarmos nossa EMOÇÃO pra vibrar com a vitória do Brasil (HEXA!!) e usar a RAZÃO pra colaborar para a democracia no nosso país.
Carla Garcia

A disse...

Papis, tá certíssimo! E por este teu "discurso", se vc fosse candidato, votava em você. Massssssssssssssss, como quem vai governar este país é a Dilma, cabe a nós, cidadãos brasileiros, eleitores dela ou não, fazer valer nossa liberdade democrática, fiscalizar este governo e torcer para que a nossa "presidenta" faça valer as calcinhas que usa (se é que usa!)