"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mea Culpa

leda nius

Tá bom, eu confesso! É tudo culpa minha mesmo! Aliás, culpa tua, ou melhor, de todos nós! Estou falando da efetividade (zero) nos serviços de atendimento ao consumidor. Ou você acha que as centrais de atendimento ao cliente te enrolam tanto no telefone por culpa delas?

De jeito nenhum! Eles têm pessoal treinado, bem pago, funcionam 24hrs, tudo para satisfazer o cliente amigo: você! Acontece que, por pura competência, eles antecipam sua decisão de continuar usando o maravilhoso serviço oferecido por eles.

Seja companhia telefônica, cartão de crédito, celular; não importa o que você quer cancelar, a verdade é que você "não quer". Bom, na verdade não é bem assim, mas na verdade é bem assim que acontece.

Eu estava vendo o quadro Documentário da Semana no programa CQC da Band que abordou justamente este tema e, imediatamente me lembrei que estou há dias tentando cancelar meu cartão de crédito.

Ainda assistindo à reportagem, liguei na central de relacionamento com o cliente, depois de ouvir aquela tradicional frase: "sua ligação é importante para nós, blábláblá...", digitar os números do meu cartão de crédito, CPF, cor da calcinha, escolhi o número referente ao cancelamento no menu enjoativo oferecido pela gravação bem feita.

- "Aguarde um instante que em breve estaremos transferindo sua ligação. Depois de ser atendido aguarde na linha para avaliar nosso serviço. Você será atendido em até 20 minutos" (é isso mesmo: falou 20 minutos como se fosse vantagem).

Depois de esperar os infelizes 20 minutos, a ligação caiu. Que pena! Não pude avaliar o serviço. Mas, me dei conta, depois de tantas tentativas que nem quero mais cancelar o meu cartão de crédito. Afinal, dá mais trabalho conseguir ser atendido do que continuar usando.

Infelizmente é assim que grande parte dos brasileiros pensa, e, quase que por falta de opção, acaba deixando pra lá. Direitos todos têm, mas recorrer a eles é tão desgastante que, no final das contas, pagar a anuidade de um cartão que você não usa, acaba sendo o preço de ter menos amolação.


Será que devo agradecer ao atendimento mal feito? Me ajudou a decidir! E a moça era tão simpática!

Um comentário:

Pedro Senandes Simon disse...

A calcinha era bege? por isso não te atenderam! rsrsrs Brincadeira! Mas é absurdo mesmo. O negócio é ligar do celular usando o fone de ouvido, pra não cansar o braço, ou colocar no viva voz do telefone... o importante é fazer isso com tempo e nunca, mas nunca, NUNCA, apertar a opção de cancelamento. É uma armadilha. ela sempre cai! o esquema é apertar a opção "para comprar produtos digite 3". É sempre, mas sempre, SEMPRE, a opção mais rápida!