"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dá pra ser zen no mundo de hj?

Ginko Biloba

Desde domingo a tarde eu queria escrever algo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Falar que acho absurdo escolas oferecerem cursinho pro Enem e coisas desse tipo. Depois de todos os problemas ABSURDOS e as "soluções" MAIS ABSURDAS AINDA que o governo tem tomado, mais ainda, mas acho que o tema já está se esgotando na mídia "normal". Acho que, como o Enem só serve pra entrar em faculdades, e não no congresso, acham que todo mundo tem cara de palhaço!

Aí, lembrei que antes de saber desses problemas, no domingo mesmo, eu fui correr no parque. Coloquei meus fones de ouvido, tenis, bermuda e fui. O negócio é que eu não gosto de correr com música. Acho que mais atrapalha do que ajuda. Eu gosto de informação, mesmo que seja velha ou "fria". Aí, descobri algo que revolucionou a minha vida. No mesmo nível que Cleycianne ou Twitter, que já foram temas de posts aqui. A nova revolução (que de nova não tem nada) se chama podcast. Conteúdos dos mais diversificados, são arquivos disponibilizados na web e atualizados automaticamente quando você assina o serviço (muitas vezes de graça).

Resumindo, baixei alguns podcasts de um dos meu programas favoritos (porque velho que é velho tem programa favorito no rádio!), o Caminhos Alternativos, da CBN. Pra dizer pouco, é um programa de tem 2 anos, mas que com 9 "episódios" foi premiado pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo, maior prêmio do estado. Sempre muito bem produzido, ele é transmitido nas manhãs de sábado, mas pode ser baixado pelo site. E foi o que fiz.

No domingo, corri ouvindo ao especial de aniversário e dois anos de um programa que prega a busca pela paz, pela verdade, pelo ser ao invés de estar. E eu me identifico muito com essa coisa de viver simples (desde que tenha carro, ar-condicionado e internet), de paz de um ajudar (pelo menos não atrapalhar) o outro, por que não? Adorei o especial, mas fiquei pensando, como podemos buscar essa paz, essa verdade, esse ZEN que eu acho tão ideal em um mundo que corre tanto, que o twitter manda informações a cada centésimo de segundo, a gente corre pro Orkut e Facebook pra ver se alguém tem novidade, que até pra ouvir o programa "zen" eu tenho que correr pro site, baixar, passar pro iPod etc.

Parece que uma coisa não casa com a outra. Que não dá, mas correndo isso faz sentido. Seria perfeito se acabasse ali. A paz, a vida simples, a alimentação correta, a falta de pressa e de compromisso, tudo está ali. Mas aí o programa acaba, o fôlego acaba, a perna não aguenta e a gente volta pro mundo não zen com TV a cabo, internet, prazos e pressas e absurdos que nos deixam com cara de palhaço. Mas tá bom, toda semana tem seu fim, aí é zen de novo, memso que por 3 voltas, 9Km ou uma hora.

Nenhum comentário: