"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



sábado, 16 de agosto de 2008

Do que são feitos os heróis?

caco modula

Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Ernesto Guevara. Três nomes que marcaram a história. Três pessoas que lutaram por causas que julgavam distintas. Três grandes homens. Três heróis. A paz, o fim do preconceito racial e a igualdade social. Era o que eles defendiam. Foram ideais por que lutaram.

Heróis são aqueles que lutam pela defesa de um povo. Que tiram as idéias do campo das idéias e as põem em prática. Mas também há outros heróis. Os que lutam por medalhas. Os que buscam a superação a cada segundo. Esforçam-se, vencem os limites do corpo e fazem de tudo para vencer também os limites de tempo e de espaço. Toda essa garra tem sido acompanhada por milhões de pessoas todos os dias, com a realização dos jogos olímpicos.

China e Estados Unidos fazem um espetáculo à parte. Uma medalha aqui, outra ali, Mais uma e mais e mais. Tímido, o Brasil fica bem atrás, mas não deixa de ter momentos de glória. Também temos nossos heróis. O que dizer de Jade Barbosa, a décima melhor ginasta do mundo? Guerreira com um semblante triste, mas com um coração forte e uma vontade de vencer enorme. E o s nossos judocas? E César Cielo Filho? O primeiro ouro olímpico da nossa natação em toda a história. O primeiro ouro do Brasil na China. Recorde das Olimpíadas. A consagração de um grande herói.

Mas, afinal, do que são feitos os heróis? Sem poderes extraordinários, esses atletas são feitos de emoção, de força de vontade. São feitos de carne e osso, como todos nós. São humanos. Pessoas que assim como muitos lutam por uma causa em que acreditam. Se esforçam para mostrar que o mais importante não é competir ou ganhar, mas não deixar a oportunidade passar; não abandonar um ideal.

As Olimpíadas estão mostrando como é importante acreditarmos em nossos heróis. Assim, fica mais difícil perder a fé na humanidade. Fica mais fácil acreditar que ainda é possível sonharmos com um futuro melhor. Não é buscar a solução no mundo da imaginação. É ter a certeza de que ainda vale a pena lutar. Vale a pena ser herói.

Por hoje é só.

2 comentários:

salomão ac disse...

good, messenger test,prease return, trank you.

Anônimo disse...

LINDO!