"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



sábado, 24 de maio de 2008

Globalização e os novos pecados

caco modula

- Padre, me perdoe porque pequei. Ontem joguei uma sacolinha de mercado na rua. Fiz um trabalho na escola falando sobre as vantagens que a modificação genética pode trazer para a humanidade e joguei na mega sena porque quero ficar muito rico.

- Mas esses pecados são muito graves, meu filho. Reze muitos, muitos terços e se arrependa de coração.

- Amém.

Estranho? Talvez, mas não faz muito tempo, o Vaticano divulgou a lista de novos pecados capitais. A idéia é adaptar a Igreja à realidade da globalização. Então, além da gula, da luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça, agora os fiéis têm outras formas de condenação: fazer modificação genética, poluir o meio ambiente, causar injustiça social, causar pobreza, tornar-se extremamente rico e usar drogas.

Mas se a idéia é se adaptar ao mundo globalizado, o que dizer da insistência na proibição da camisinha? O que dizer sobre a volta da missa celebrada em latim? E o que pensar sobre o machismo expresso que a Igreja ainda levanta como bandeira, mesmo pregando a igualdade? Talvez tudo isso seja parte de uma discussão filosófica ou ideológica complexa demais para o curto espaço que temos aqui. Então, só mais uma pergunta: liberar o gás metano também é pecado? Ops, pequei.

4 comentários:

Pedro Senandes Simon disse...

Pois é, a Igreja tenta se adaptar a algumas coisas, mas deixa outras para trás! Camisinha, celibato, machismo, são instrumentos que Igreja usava em um tempo que já passou! Como diria o Roberto Duarte: "no seu tempo..."!

KKKKKKKKKKKKKKKKK

Amanda Medeiros disse...

Hahaha...adorei o texto...
sobre todas essas imposições, como diriam os Engenheiros do Hawai "O Papa é pop", e pensa que por isso pode falar o que achar melhor para o mundo que todos seguirão. É,
o pop não poupa ninguém mesmo

Finito Carneiro disse...

Putz Caco... Sou seu fã... Teus textos tão muito bons mesmo!

Ops... acabei de pecar também!

Só nos resta uma saída: pegar balões de aniversário e sair voando mundo afora.

Anônimo disse...

APLAUSOS!!! Juro to te aplaudindo! hehehehe