"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

202 anos de atraso?

Ginko Biloba

A saga de Marty McFly e do doutor Emmet Brown já terminou há alguns anos com milhões de fãs, admiradores, porém com muitas teorias furadas.

O capacitor de fluxo, usado para transformar lixo em combustível deu origem ao bio-diesel e combustíveis renováveis, roupas que mudam de cor, quase existem. Carros ainda não voam, skates muito menos e a nike ainda não desenvolveu aquele tênis que se ajusta sozinho ao pé. Mas a Times Square com seus telões já quase reproduz a cena em que ele foge de tubarão 3D criado por holograma. Isso tudo na terra do Back From the Future.

Aqui, na terra do De Volta para o Futuro, as coisas estão se acertando, mas também estão longe de ser como um filme ou um conto de fadas. Morros invadidos no Rio de Janeiro, políticos corruptos ainda sendo eleitos, outros sem sequer saber ler e escrever. Mãs isso tudo tem explicação.

Sempre fui bom aluno e sempre estudei toda a matéria das provas. Eu gosto de história e isso já vem da época da escola, mas quando a gente é criança, as coisas não fazem tanto sentido. Tudo bem, isso aconteceu, e daí. A gente não consegue ver as consequencias de 500 anos de história quando estamos na 5ª série.

Estou lendo com 2 anos de atraso o livro 1808, de Laurentino Gomes. Laurentino é de Maringá e, se não é O Cara, é conhecido dele. É jornalista e possui cursos no exterior e mais de 30 anos de jornalismo. Quando estava na Veja foi solocitado que escrevesse "especialmente" sobre o Descobrimento, Fuga da Familia Real e Independência. A Aventura do descobrimento foi publicada em 2000 e os outros 2 temas, abortados pela revista, viraram livros (nem preciso dizer que é bonzasso – pelo menos 1808 que eu já estou lendo, o outro fica pra depois).

Voltando à 5ª série de DeLorean, eu nunca percebi o quanto expressões como, "o Brasil é o país do futuro" e outras são verdadeiras e decepcionantes.

Alguns anos depois da 5ª série, sem ouvir falar em Dom João, em Carlota Joaquina, Marquês de Pombal etc, o assunto acaba até passando batido. Uma mini-série aqui, uma reportagem ali, mas nada que pudesse fazer a ficha cair como o livro de Laurentino. Parece que tudo começa a se encaixar. O porquê do Brasil estar como está, ser como é, das pessoas serem como são e fazerem o que fazem.

Mas são fatos de 500 anos, você pode questionar. São! Fatos que se perpetuam há mais de 500 anos. Séculos de exploração que eu mesmo não entendia como determinaram o nosso destino. Mas o quê pensar de uma corte que vem para um país como o Brasil com o intuito de ficar apenas o necessário, sugando o máximo que pudesse. Se nem a corte, que poderia ter transferido todo o país pra cá e dominado o ocidente, "ligava" para o Brasil, por que os nobres, que poderiam apenas serem nobres em um reino muito mais rico, que o Brasil seria, iriam ligar? Por que os burgueses, que poderiam ficar cada vez mais ricos dominando o comércio ocidental iriam ligar? Por que os pobres, que não ganhavam nada e ainda apanhavam (literalmente) como escravos iriam ligar?

Aí deu no que deu! Depois de sugar o que podia e o que não podia, a corte volta para a Europa. Uma Europa massacrada por Napoleão, com um reino pra lá de falido que fez com que Portugal continuasse o país mais atrasado da Europa Ocidental e que o Brasil continuasse o País mais atrasado da América. É claro que estamos melhorando, mas como diz o outro, o melhor é inimigo do bom, e se eu encontrasse o "doutor" voltaria pra 1808 e dava umas dicas quentes pro Joaozinho!

2 comentários:

Amanda disse...

Eu voto em vc tá?

Marquela disse...

http://www.youtube.com/watch?v=XliqVI_6Mig&feature=player_embedded

uma versao musical resumida.