"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quarta-feira, 11 de junho de 2008

Corrupção diária

leda nius

Na segunda-feira (9), eu assisti ao programa CQC na Band. Danilo Gentilli, um dos repórteres que mais gosto, abordou um tema que não é muito usual em nosso país: a honestidade. Ele deixava uma nota de R$50 cair, testando a honestidade de quem pegava o dinheiro. Apenas um senhor devolveu por vontade própria, os outros só o fizeram quando o repórter os entrevistou.
Outro teste mostrado no programa foi a de uma corrida de táxi. Um trajeto feito pelo repórter custou pouco mais de R$11. O mesmo trajeto feito por outro taxista e um “turista” da produção, ficou mais de R$60! E o taxista ainda garantiu quando entrevistado, que ‘o turista pode confiar', 'os brasileiros são honestos', coisas do tipo. Fiquei conversando com um amigo sobre essas situações, e até mesmo avaliando como seria meu comportamento diante delas.
Ontem no meu trabalho, uma colega falava de conseguir gratuitamente a senha de acesso à internet de seu vizinho. Ela não precisou ser desonesta, ele cedeu por conta própria; mas o absurdo é que ela cogitou a possibilidade de “vender” o acesso à internet (com a senha do vizinho) para seus colegas de prédio.
Assistindo ao Casseta e Planeta na Globo, a “Marinete” que tem feito participações especiais no programa, estava vestida de da inflação, que voltou ao país. Assisti ainda na Globo, uma propaganda falando sobre estes mesmos temas, indicando que a corrupção, a desonestidade estão presentes no nosso dia-a-dia. Essa perda de valores da sociedade torna o Brasil um país manchado.
A questão é que nós já nos acostumamos com situações assim. Quantas vezes somos nós quem cortamos fila, não devolvemos o troco a mais, deixamos a torneira ligada, jogamos lixo na rua, pegamos algo sem avisar, simplesmente por achar que isso “não tem nada demais”.
E mais uma vez, a educação é questionada. Como reverter isso tudo? Ainda dá tempo? Como esperar que as crianças sejam melhores que seus pais, quando são eles quem passam a elas conceitos errôneos? Cabe a cada um se analisar e por em prática aquela velha máxima: cada um deve fazer sua parte.

14 comentários:

Anônimo disse...

Só consertando duas informações: Na matéria do Gentilli, teve um senhorzinho que devolveu o dinheiro.

E no Casseta e Planeta, a Marinete não tava vestida de corrupção. Tava vestida de dragão da inflação, que voltou ao país.

Anônimo disse...

Obrigada pela correção ;)

Anônimo disse...

Eu concordo. Acho que o brasileiro tem orgulho da fama de honesto, que ele mesmo se confere, mas não perde uma oportunidade de passar o outro pra trás. Quem nunca deu um jeitinho bem brasileiro de levar vantagem, seja de quem fosse, que atire a primeira pedra...

Anônimo disse...

Acho q não são só os "brasileiros" quem são desonestos, em outros paises agente ve coisa pior pela tv.. isso é um problema do ser humano, não podemos generalizar dizendo q todos não prestam, tem gente boa ainda, mais uma grande maioria preferem fazer o errado.. é o caminho mais facil.. hahaha..

Anônimo disse...

Heverton (16:08), concordo com você...mas o caminho mais fácil não tem aquele gostinho da recompensa pelo esforço neh? Valeu o comentário. Bjokas.

Sitião (15:56), obrigada querido...o www.frangoalbino.blogspot.com é uma fonte de inspiração para nós aqui do Boca.

Anônimo disse...

Leda... vc deve estarMTO CONFUSA MESMO... pq aceitou a correção do anonimo?
Vc disse sobre o tal Senhor q ele(a) apontou e falou q a roupa da marinete era de INFLAÇÃO sim... uéééé.. será q eu sou a confusa da história? hehehehehehe

Enfim, falando do texto, eu acredito sim q a corru~pção não acomete somente brasileiros, mas sim a todos os individuos que a escolhem como parceira em "pequenas" ou grandes atitudes.

BjoOoO

Anônimo disse...

ahhh eu keria dizer tbém q naum achei honesta a correção do anonimo.. pelos motivos citados acima. Mas acho honesto se kiserem me esclarecer pq... to aki lendo e relendo e naum to achando nada de errado no q vc escreveu... Gente to com dor de cabeça.. deve ser isso.. rsrsrsrsrsrsr

Boca Livre disse...

Querida Carolinda, a Leda corrigiu o texto após o aviso do anônimo.

E outra: nunca confie em anônimos. Você dá a mão, eles querem o braço.

Anônimo disse...

Ahhh eu naum teria corrigido NADA p/ não dexar outros fãns, como eu, confusos ao lerem o texto.. hahahahahahaa
Mas obrigada, duvida esclarecida e dica compreendida..
.. esses anônimos.. pfff
hehehehehehehe

Anônimo disse...

Não sei não!
Primeiro assistir essas bobeiras e ainda ficar racionalizando sobre elas!

Esse post me pareceu uma bobagem!

Esse tipo de programa com pegadinhas não levam a nada e ainda colocam as pessoas expostas...mesmo que elas aceitem que vá para o ar!

Simples! Essas pessoas assistem demais televisão e pensam menos!

Nisso eu concorco falta educação!

FAlta programação de qualidade na tv tb pelo jeitO!

Anônimo disse...

Bom..se você refletiu sobre o post, nao deve ter sido tão bobagem assim...
Anonimo....(para nao se expor neh?)
Aham..
sei como
entendi!

Boca Livre disse...

Não confiamos em anônimos.

Unknown disse...

Apenas um comentário: Vivemos em um mundo capitalista!

Bjo

Anônimo disse...

Nossa que anônimo sem noção! Já que refletir sobre certas coisas na tv eh bobagem pq algumas delas são bobagens....pq q esse anônimo perdeu tpo lendo o texto, comentando e comentando de novo...que bobo! hahaha...bobagem, boba sou eu, ele deve ser desocupado msm! haha..