"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Princípio? Pra que te quero?

caco modula

Estamos no topo. O São Paulo é líder do Brasileirão. Tudo bem que à noite o Palmeiras joga e pode voltar à liderança e o Atlético também pode conquistar o primeiro lugar. Mas estamos lá. O campeão voltou. E Michael Jackson voltou. Foi lançado o filme com os últimos ensaios do rei do pop. E os fãs tiveram mais uma vez o gostinho de ver o ídolo nos palcos em cenas inéditas.

Novidades também para a educação. É que o governo anunciou aumento no orçamento, representando um investimento de R$ 4 bilhões a mais só para este ano. Será que o dinheiro vai ser bem aplicado? Espero que sim.

O que parece não ser bem aplicada nestas longínquas terras paranavaienses é a legislação de trânsito. E nem estou falando do motorista irresponsável ou do pedestre abusado. Sim, falo de quem deveria ser o melhor exemplo para todos: a Polícia. Há pouco vi dois policiais militares circulando pelas ruas dentro de uma viatura (querem a placa do veículo?) e sem o cinto de segurança. SEM O CINTO.

Mas também, não dá para esperar muito, né. Afinal, não é de hoje que nossas autoridades e aqueles que deveriam lutar pelo cumprimento dos deveres dão maus exemplos.

É um ciclo vicioso. Políticos corruptos, policiais desleixados, população insatisfeita. População irritada. População corrompida. Por esses dias ouvi na rádia: uma pesquisa mostrou que mais de 90% das pessoas abominam as falcatruas dos governantes. Mesmo assim, mais de 70% já burlaram algum tipo de lei ou de princípio ético ou moral.

Aquela história: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. E nós somos assim mesmo. Queremos a justiça, mas sempre fazemos alguma coisa que nada tem a ver com justiça. Ainda que não seja grande coisa, tipo, olhar a resposta do vizinho em uma prova, não dar lugar para uma grávida no ônibus e assim por diante.

De qualquer forma, ainda dá tempo de mudar. Alguém se prontifica? Um, dois, três e já.

Nenhum comentário: