"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui

leda nius
Ainda hoje, as cenas da destruição causadas pelo terremoto que atingiu o Haiti, me impressionam. Hoje, 15 dias após a tragédia em Porto Príncipe, vi no noticiário que uma moça foi resgata com vida dos escombros. A sobrevivência me faz pensar nessa fé de onde o ser humano tira forças para lutar, acreditar, recomeçar.

Guardadas as devidas proporções, infelizmente, a devastação, sofrimento e desolamento que os haitianos tem sofrido em grande escala, chocam, mas não são novidades para os brasileiros. "O Haiti é aqui" - este famoso verso da música Haiti de Caetano Veloso, nunca foi tão realista. Nosso país que até algum tempo atrás era conhecido por ser um local inatingível por terremotos, furacões, tempestades, tem sofrido com esses fenômenos naturais.

2010 começou marcado por desabamentos e morte em Angra dos Reis. Outro exemplo clássico e constante das intempéries climáticas é a grande quantidade de chuva que cai sobre todo estado de São Paulo. "Chove chuva, chove sem parar" - dá até pra mudar o tema, infelizmente o que não muda é o resultado trágico: devastaçao, desabrigados, destruiçao, mortes, alagamentos, enchentes, prejuízos.

Espero que apesar de essas tragédias estarem virando rotina, não fiquemos acostumados, indiferentes ou insensíveis à dor das outras pessoas. A solidariedade é o que temos de mais precioso para oferecer aos atingidos. Vamos nos apegar ao exemplo de luta e vontade de viver da haitiana resgatada com vida, à perseverança dos paulistanos que dia após dia limpam suas casas, tiram a lama deixada pela enchente, tentando recomeçar, para acreditar que a vida vale a pena, por isso devemos ter fé e fazer a nossa parte.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que não pode é a gnt começar a ter esperança e fé e todas essas coisas, e esquecer que tudo isso que está acontecendo é, também, resultado da falta de investimentos do poder público na infraestrutura... precisamos cobrar do popder público mais atenção a essa questão