"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ponte aérea Brasil – Itália!

Ginko Biloba

Há alguns anos, Caetano Veloso cantou que o Haiti não é aqui. E não é mesmo! Quando o baiano compôs a música, talvez a comparação fizesse sentido, mas hoje, talvez pudéssemos comparar o nosso país com a Itália outro país qualquer.

Itália? Será que estamos conseguindo chegar, finalmente, aos padrões europeus de desenvolvimento, educação, saúde, transporte, qualidade de vida?

Rá! Essa é boa!

Podemos nos comparar, pelo menos quanto à corrupção. Enquanto aqui temos deputados e senadores que abusam de seu poder, que utilizam notas de empresas próprias para receber a verba de gabinete, ou que utilizam tanto combustível que seria possível ir a voltar da Itália, lá o primeiro Ministro Sílvio Berlusconi, uma das pessoas mais ricas do país é condenada a pagar uma multa milionária por um escândalo de corrupção.

Acontece que na década de 1990, uma das empresas do ministro (que, by the way, é dono do clube Milan, de futebol, entre outras coisas) subornou juízes para ser beneficiado no processo de compra da maior editora da Itália. A multa? 750 milhões de Euros!!! Mais de R$1,1 Bilhão! Bilhão, com B de bola!

Mas, ele andou estudando com um certo presidente do senado, e disse que não vai renunciar, mesmo sendo ele o diretor da empresa condenada por corrupção à época. É mole?

Já não sei mais se a Itália é aqui ou se o Brasil é lá!

Nenhum comentário: