"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O novo filme do Tim Burton

adalberto mirinda

Ontem baixei o primeiro "A Família Addams", que assisti pela primeira vez lá nos idos de 1992.
Assistindo novamente, passei a analisar seriamente aquele filme, desde as partes técnicas, sua criação, até os "momentos de pura diversão" (bordão gentilmente cedido pelo locutor da Sessão da Tarde). Realmente é um filme que me diverte.

Ah, como eu adoro humor negro.

Os Addams vêm aí
Em meados dos anos 30, Charles Addams trabalhava como cartunista para a revista The New Yorker (equivalente à nossa piauí). Dono de um traço adulto e humor mórbido, Addams criou uma galeria de tipos extravagantes, cheios de humor negro da melhor qualidade.
Dentro dessa galeria, estava uma família muito esquisita (aos nossos olhos), mas, talvez, mais normais que nós mesmos: a Família Addams. (Também vou criar uns personagens só meus: a Família Mirinda)

Alguns anos depois, essa família foi para a televisão, numa série meio bobilda pelos padrões de hoje em dia, mas que fizeram sucesso na época em que foi transmitida. Para quem nunca viu a série, ela passa até hoje na tevê a cabo e está disponível no Youtube.
Até que, enfim, ela foi para o cinema, sob a ótica de Barry Sonnenfeld, diretor de "Homens de Preto" e "As Aventuras de James West".

O filme conta com a presença ilustre de Raul Julia (Que o diabo o tenha [calma, é apenas humor negro]) como o patriarca Gomez, Anjelica Houston (we have a problem!) como a mamãe-vampira-gostosa Morticia, Cristopher Lloyd, como Tio Fester, irmão de Gomez (na série ele era tio da Morticia), a vovó, o Mãozinha, o mordomo Lurch (no desenho era Tropeço), o primo It, as irmãs siamesas Fauna e Flora Amor e muitos outros.

O filme foi um sucesso e logo depois veio a continuação que veio a ser um sucesso também.
Anos mais tarde, fizeram a terceira parte do filme. Por favor, não assistam! É horrendo!

Johnny Depp
Apostei comigo mesmo que a próxima empreitada do diretor Tim Burton será uma refilmagem dos Addams, de uma forma muuuuuuiiiito mais sombria.
Para quem não sabe, o Tim Burton é responsável pelos filmes mais legais/sombrios que essa Hollywood pode produzir. Sem contar nos personagens, um mais doido que o outro:

Os dois primeiros "Batman";
"A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça";
"Os Fantasmas se Divertem", aquele com o Beetlejuice;
"Edward Mãos-de-Tesoura";
"Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet";
o novo "O Planeta dos Macacos";
o novo "A fantástica fábrica de chocolates";
"Ed Wood", sobre o pior diretor do mundo;
"Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas";
"A Noiva Cadáver";
e mais alguns.

Grande parte de seus filmes tem a participação do ator Johnny Depp (Edward Mãos-de-Tesoura, Sweeney Tood, Willie Wonka, Ed Wood, o noivo de "A Noiva Cadáver"), amigo do diretor, e sua esposa, a atriz Helena Bonham Carter (a macaca do "Planeta dos Macacos", a bruxa do "Peixe Grande", a amiga do barbeiro do "Sweeney Tood", a cadáver de "A Noiva Cadáver")

Já pensou? Um novo A Família Addams com Johnny Depp como Gomez, e Helena como Morticia? Será que funcionaria? Só esperando sair, pra saber...

Ah, pra finalizar, está no forno uma refilmagem do clássico "Alice no País das Maravilhas", do Tim Burton. Adivinhe quem está nesse filme? Acertou quem respondeu Johnny Depp e Helena Bonham Carter.

E viva o nepotismo em Hollywood!

Nenhum comentário: