"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



terça-feira, 23 de junho de 2009

E o tráfego de Maringá...

Ginko Biloba

Não sei porque, mas só lembro de assuntos e coisas para escrever quando estou longe do computador...

Hoje estava no carro, começando uma viagem (mas já cheguei então vou aproveitar) quando ouvi uma vinheta da campanha de trânsito de Maringá. O tema muita gente já conhece, "Eu levo gentileza para as ruas". As vinhetas são as mais diversas, mas a de hoje foi muito boa, alertando sobre o fato de os motoristas nunca esperarem ou darem espaço para o motorista da frente fazer a baliza e estacionar.

Aí eu lembrei de mais alguns fatos. O primeiro texto que eu escrevi foi dobre o trânsito de Maringá que estava impossível. Isso faz mais de um ano. Hoje está mais impossível ainda.

Aí eu ouvi mais algumas coisas. Ouvi alguém da TCCC dizendo que o transporte coletivo está perdendo passageiros e o Gilson Aguiar comentou na CBN que as pessoas querem ter um carro próprio porque isso é sinal de status.

É claro. Assim como todo mundo quer a casa própria!

Aí pensei que as vinhetas da campanha são até razoáveis, mas acho que teriam que passar umas 90 vezes por dia para fazer algum efeito.

Palmas para a campanha da nossa cidade, para as pessoas que ainda utilizam o serviço público e para quem tenta levar gentileza para as ruas!

3 comentários:

Anônimo disse...

carro próprio é sinal de status? certo, vamos la: qdo vc está passando mal às 3h da manhã, liga pra chamar uma ambulância e precisa esperar 15 ou 20 minutos para ser atendido. status? se tivesse carro poderia ter ido imediatamente ao hospital. o transporte coletivo tem horários definidos, então, cuide bem dos seus horários e se surgir algum imprevisto e vc precisar pegar um ônibus, paciência, afinal, carro é status. de mais, realmente o transito de maringá é impossível, mais do que qdo vc fez o primeiro texto, se é q isso é possivel.

Pedro Senandes Simon disse...

É claro que não é tão simples assim mesmo. Mas a população está mal acostumada.

Em países desenvolvidos o transporte público é muito mais utilizado e por isso é melhor e mais barato. Por aqui as pessoas querem estacionar na frente da loja em que estão indo, isso quando não estacionam na frente da loja na qual trabalham e não deixam nem os clientes estacionarem... Parar em um estacionamento e andar duas ou três quadras então? Nem pensar.

Enquanto isso o transporte público vai ficando mais sucateado e mais caro, e as ruas mais entupidas e caóticas!

Obrigado pela opinião!

Marquela disse...

O problema é que o transporte coletivo também está em condições deploráveis, com pouco espaço e horários irregulares.