"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



terça-feira, 28 de abril de 2009

No mundo e em Maringá...

 Caco Modula e Ginko Biloba

Um dia você acorda meio atordoado, vai para o seu trabalho como todos os dias e de repente, um senhor mal encarado com óculos escuros e um fone de ouvido diz "bom dia Sr. Anderson".

 Você olha no espelho e está a cara e o focinho do Keanu Reeves.

 - Meu Deus! É claro! Estou na matrix! Eu sou O escolhido!

 E para quem acha que Maringá pode ser um mundinho a parte, uma realidade alternativa, um universo paralelo ou sei lá o que, o Boca traz uma comparaçãozinha entre os problemas mundiais e o que está acontecendo na mãe gentil do norte do Paraná.

1. No mundo, a gripe suína. Em Maringá o espírito de porco.

2. No mundo, o caos econômico e crise imobiliária. Em Maringá, imóveis mais caros do que nunca, filas no "Minha casa, minha vida" e as irregularidades do PAC Santa Felicidade (que ainda vai ter de enfrentar a greve da Caixa).

3. No mundo, as intermináveis guerras, Paquistão, Afeganistão, Iraque, Kashemira... Em Maringá, a violência mata até velhos colegas.

4. No mundo, a novela nos mostra o trânsito da Índia, caótico, sem ordem alguma, com elefantes e vacas andando no meio das pessoas. Acho que aquelas cenas foram filmadas por aqui!

5. No mundo, desastres naturais. Em Maringá, desastres políticos.

6. No mundo, Barack Obama vai mudando paradigmas de governos estadunidenses, espalhando sua influência aos poucos e com sensatez. Em Maringá, Ricardito Barros enfia suas ordens goela abaixo no povo e até compara o escândalo das passagens aéreas com os vendedores de passe do terminal rodoviário!

7. No mundo, empresas demitindo aos montes para reverter os efeitos da crise. Em Maringá, vereadores estão evitando cortar cargos comissionados e diminuir receitas, só para manter apoio político.

 Todos somos Os escolhidos nessa matrix. Cabe a cada um fazer a sua parte. Cada escolhido escolhendo o que fazer. Escolhendo se vai tomar a pílula azul ou a vermelha. Se vai continuar vivendo o espetáculo da nossa cidade sem favelas ou se vai enxergar além do que a capa dos jornais mostra todos os dias.

Um comentário:

Carol Mezzaroba disse...

Muito bom o texto feito a dois!!