"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saúde pública jogada às traças

caco modula

Enquanto isso, num reino distante chamado Brasil, a saúde pública fica jogada às traças, ou às antas, ou sei lá que tipo de animais. Enfim... Um garoto de três anos foi atingido por uma bala perdida e foi levado para fazer exames. Nos hospitais públicos, as médicas receitaram remédios, devem ter dado algumas explicações sobre a dor de cabeça do garoto e mandaram a família para casa.

Cinco dias depois de ser baleado e sem saber a causa das dores do filho, os pais dele resolveram pagar uma consulta particular. O médico pediu um raio-x e viu qual era o problema. Foram cinco dias com uma bala na cabeça. E nos hospitais públicos não tiveram o mínimo de consideração de pedir um exame mais detalhado para descobrir o que o menino tinha.

Acho que os fatos falam por si próprios e não é preciso fazer nenhuma análise a respeito das condições precárias que a saúde pública enfrenta. É só lembrar que as filas em postos de saúde e hospitais públicos estão cada vez maiores, o atendimento está longe de ser eficiente e os médicos recebem menos do que deveriam. E acho que vai tempo pra resolver todos esses problemas.

Começa assim, depois piora!

Por hoje é só.

Nenhum comentário: