"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O roubo nosso de cada dia

caco modula


Uma pesquisa realizada pela ONG Transparência Internacional mostra que 64% dos brasileiros avaliam que a corrupção no país aumentou nos últimos três anos. Os partidos políticos e o Poder Legislativo são as instituições com menor crédito entre os entrevistados. (Veja mais resultados da pesquisa aqui.)


Sentados à mesa de um restaurante, logo depois de terminarem o almoço, dois amigos conversavam.

“Mais um escândalo de corrupção, hein?!”
“Sabe que não me espanto mais com isso?”
“É cada vez mais frequente, né?”
“A gente acaba se acostumando a ouvir notícias sobre desvio de verbas, funcionários-fantasma e todas essas falcatruas.”
“O pior é que pra onde a gente olha, tem político corrupto. Por isso o Brasil não vai pra frente.”
“E a gente que trabalha duro o dia todo e ganha uma miséria não consegue nem comprar um carro e uma casa.”

Enquanto palitavam os dentes, preparando-se para mais uma tarde de trabalho, o garçom se aproximou dos dois clientes com a conta. “Aqui está.” E saiu para atender uma senhora que o havia chamado numa mesa a uns cinco ou seis metros de distância.

“Ih, caramba, olha aqui. A conta veio errada. Em vez de três refrigerantes e uma água, eles somaram só a água e um refrigerante.”
“Pelo tempo que demoraram pra trazer, não deveriam cobrar é nada.”
“Vou chamar o garçom para avisar.”
“Até parece. Lembra da outra vez que almoçamos aqui e eles cobraram duas sobremesas a mais? Vamos descontar agora.”
“Verdade, tinha-me esquecido. É a lei da compensação, né?”
“Deve ser.”

Os dois amigos riram. Dividiram o valor total da conta por dois e juntaram o dinheiro para entregar ao garçom e o chamaram. Ele chegou, recebeu o dinheiro e agradeceu aos clientes. Assim que saiu, um dos dois amigos comentou: “na hora de receber, ele vem rapidinho”. Os dois se levantaram e saíram do restaurante. Foram para o trabalho e no caminho continuaram falando sobre a roubalheira e a falta de caráter dos políticos, argumentando que roubo é roubo, seja um real ou sejam mil.

Nem se deram conta, no entanto, de que há poucos minutos, no restaurante, eles haviam sido tão desonestos quanto qualquer político que criticavam a cada conversa sobre corrupção. Os dois amigos não se deram conta de que atitudes como a que tiveram na hora de pagar a conta no restaurante fortalece o espírito de impunidade e mancha a conduta ética e moral. Fere qualquer conceito de cidadania. E dá aos políticos corruptos mais força para que sejam cada vez mais corruptos, respaldados por pessoas que em gestos simples corroboram com a palhaçada que vemos dia após dia por parte daqueles que estão no poder.

2 comentários:

Yú disse...

existe um texto do Bourdieu que diz que "opinião pública não existe", como forma de crítica, deveríamos ter acesso a própria pesquisa, tendo em vista que toda e qualquer "informação" pode ser manipulada! Meus caros amigos jornalistas sabem muito bem do que falo!!! Bom, vamos voltar ao termo corrupção política, acredito de verdade, que o grande número de escândalos se deve ao movimento de controle social, ou seja, se há controle há denúncias, seria tão ingênuo acreditar que a corrupção no planalto central começou, quem diria, agora com o governo petista! Aliás, n sei se tão ingênuo assim considerando que a nossa sociedade tende mesmo a punir a pobreza, n que os petistas sejam pobres, por favor, n estou dizendo isso, mas considerando o blá blá blá a respeito do Lula - analfabeto, cachaceiro, comunista, e por aí vai - essa máxima de punição à pobreza ainda se verifica!!! Ainda sobre corrupção, porém agora sobre essa ilustrada no texto, tbm acredito que seja questão cultural, tendo em vista que valorizamos o "jeitinho brasileiro", afinal de contas, o "mundo é dos espertos", ser esperto é enganar os outros, tirar vantagem ou proveito de alguma situação, independente se prejudico ou n outro alguém! Mas, como to com mania de ditado popular "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco" e mais uma vez voltamos a punir a pobreza, que tem cor, cultura, sexo e gênero!!!

Pedro Senandes Simon disse...

Agreed!Acho que falta educação às pessoas que ainda não aprenderam a pensar como sociedade. Cada vez mais somos um bando de pessoas sozinhas e fechadas em um mundinho no qual, como vivemos sozinhos, temos de respeitar apenas a nos mesmos. É como no transito, onde é mais fácil e cômodo apertar a buzina e xingar o "colega" do que diminuir a velocidade por alguns segundos. Acredito que essa história de tirar vantagem venha de 300 anos de uma colonização que não se deu ao trabalho de educar as pessoas, e aí, ainda vai muito tempo pra, quiçá, sair deste lugar!