"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Saudade

leda nius

Quem é que nunca sentiu saudade? De um cheiro, de um lugar, de um momento, de uma pessoa... Saudade é assim, vem de repente, sem explicação.

Pra mim saudade é o sentimento que te prova que algo valeu a pena. Vai ver é por isso que
a saudade, mesmo quando doída é gostosa de sentir. Porque sentir saudade de certa forma é reviver o que passou, é desejar mais uma vez, é um querer voltar atrás que só acontece em nosso pensamento.

Saudade é um sentimento único, só teu, sentido de maneira peculiar. Mas é também uma coisa boa de compartilhar. A gente cresce e muda, algumas vezes muda até de cidade. E são as experiências que tivemos que nos tornam a pessoa que somos, por isso sentimos saudades.

Outro dia, estava com um amigo conversando exatamente sobre isso e decidimos rever alguns Cds de fotos antigas. Foi surpreendente a saudade que nos deu: das pessoas, lugares, momentos, situações...

E foi justamente essa saudade gostosa de que estou falando, que te dá vontade de falar com todo mundo novamente, porque é a partir do que fomos e fizemos no passado que percebemos o quanto evoluímos e mudamos. Ás vezes a saudade te faz até mesmo ter medo do futuro.

Quantas daquelas pessoas ainda fazem parte de nossas vidas? Quantas ainda o farão? Quem deles sente a mesma saudade? Quem se importa? É estranho... Mas é bom. Acho que a vida é assim mesmo, não para e o que fica para trás, só vem a tona com a saudade.

Daqui a alguns anos, teremos saudades desta realidade que vivemos agora e assim vai ser até o fim de nossos dias. Sentir saudade do passado, de coisa boa é um previlégio de quem soube viver bem o presente. Aproveite o seu!

7 comentários:

DE disse...

Bom, eu sou o amigo referido acima.................. e concordo com tudo, adorei, acho que sou a pessoa mais saudosista do planeta, mas talvez isso signifique que tbém sou um dos mais sortudos por ter o que lembrar, e ainda que estas lembranças sejam boas!!!!!!

Unknown disse...

"saudade é o sentimento que te prova que algo valeu a pena" acho que resume tudo!
As vezes nem imaginamos o quanto deixamos marcas na vida das pessoas, o quanto fomos importantes! amigos de baladas, de passeios, jantinhas, reunioes, cinema em casa mesmo, caminhadas no parque... o tempo passa, as pessoas mudam, se distanciam... e a saudade fica!

Quero ver esse cd tbem! =D

Shay disse...

Como é bom ter lembranças como essas, de pessoas, lugares e principalmente das amizades que deixamos em algum lugar desse mundo, o tempo passa, alguns se distanciam e nos restam apenas lembranças a serem guardadas em nossos pensamentos, e olha que viver longe de pessoas especiais como vcs não é facil viu....mas espero um dia poder estar ai novamente para ao menos ter um pouco mais de recordações de pessoaas que foram tão especiais em minha vida....Beijos a todos os amigos.

Custela disse...

Coração

Lembrança, quanta lembrança
Dos tempos que já lá vão!
Minha vida de criança,
Minha bolha de sabão!

Infância, que sorte cega,
Que ventania cruel,
Que enxurrada te carrega,
Meu barquinho de papel?

Como vais, como te apartas,
E que sozinho que estou!
Ó meu castelo de cartas,
Quem foi que te derrubou?

Tudo muda, tudo passa
Neste mundo de ilusão;
Vai para o céu a fumaça,
Fica na terra o carvão.

Mas sempre, sem que te iludas,
Cantando num mesmo tom,
Só tu, coração, não mudas,
Porque és puro e porque és bom!


Guilherme de Almeida

Finito Carneiro disse...

Pobre daquele que não tem saudades. E lendo esse texto me veio uma frase que gosto muito de usar, principalmente quando me indagam do porquê do meu apelido: "O finito se manifesta quando me dou conta das milhares de pessoas que jamais irei conhecer".
É por essas e outras que agradeço muito por ter conhecido os amigos que hoje vivem em meu coração.
Agora dá licença que vou enxugar minhas lágrimas...

disse...

que engraçado, ainda ontem estava falando sobre isso com o Rei, bom, não exatamente de saudade, mas da importância das pessoas em nossas vidas, inclusive vc foi muito citada!Com saudades né loira?! Mas, é isso aí, significa que não apenas passamos pela vida, mas que carregamos marcas, cicatrizes, além é claro de deixá-las tbm!!!

Anônimo disse...

Concordo com a Jéssica quando diz que saudade é sinal de que valeu a pena, é isto mesmo. É bom sentir saudades daquilo que foi bom, é porque ficou com gostinho de quero mais...