"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Uma história bem mais legal sobre um tal de Jesus

caco modula

E se alguém te dissesse que Judas Iscariotes não foi um traidor? E se, em vez disso, afirmassem que foi o único que teve coragem de ajudar Jesus a cumprir o grande plano de Deus? Mesmo indo na contramão do que os Ensinamentos mostram, a teoria é muito bem elaborada e dá ao discípulo a condição de único a não se acovardar na hora mais difícil.

É apenas mais uma entre tantas teorias. Fica no nível das especulações. Há quem faça severas críticas, afinal, não é exatamente o que a Bíblia diz. Há quem defenda a existência de pequenos desvios no que a Bíblia deveria ser.

De qualquer forma, é sempre interessante conhecer novas formas de pensar, sejam favoráveis ou contrárias àquilo a que estamos acostumados. Imagine se te dissessem que Jesus, o salvador, trabalhou alguns anos para o Diabo? Que o anjo que anunciou o nascimento de Cristo a Maria foi o Diabo? Que o Diabo era um dos três reis magos...

Essas ideias controversas estão num livro muito interessante, de um autor muito interessante: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do Nobel de Literatura José Saramago. Essas ideias e muitas outras. Todas muito bem elaboradas, escritas de uma forma que te faz pensar: “será que foi assim mesmo?”

Com as características peculiares da narrativa de José Saramago, o livro – de 1991 – torna Jesus muito mais humano do que estamos acostumados a ver e ouvir, mostra José com um quê de egoísmo atípico para os santos da história e Maria com uma gritante incredulidade nas revelações do filho.

O final da história todos conhecemos muito bem, mas o desenrolar da trama, os amores e dissabores, as lutas, as crises e os diálogos com Deus talvez te surpreendam. É claro que se trata de uma obra de ficção com base nos fatos bíblicos, mas os elementos que o romance une tornam a leitura do Evangelho Segundo Jesus Cristo apaixonante.

Nenhum comentário: