"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



sexta-feira, 3 de outubro de 2008

E dá pra confiar em pesquisas?

Ginko Biloba

Período eleitoral… mais do que isso, dois ias para as eleições. Em todas as cidades o que mais se espera, ou se esperou até ontem, eram as pesquisas eleitorais. Quem subiu, quem desceu?

Muitas pesquisas saíram ontem... a população de Maringá não acredita em pesquisas há 12 anos, desde a eleição de Jairo Gianotto, lembram dele?

Agora, Campo Mourão está partindo para o mesmo caminho... há 4 anos o Ibope (O Ibope) divulgou pesquisas dizendo que o candidato da situação venceria por 14 pontos de diferença. Quem venceu foi o candidato da oposição. Não é por conhecer ou trabalhar para o outro candidato, mas às vezes a imparcialidade é parcial. Quem venceu foi um candidato que hoje responde a inúmeros processos por corrupção.

Ontem, a última pesquisa do mesmo Ibope apontou uma vitória deste candidato por 12 pontos. 12 pontos em uma cidade com aproximadamente 50 mil eleitores são mais de 5 mil votos. Agora, onde estão estes 5 mil votos, ninguém sabe, pelo menos ainda.

Por favor, não pensem que estou com dor de cotovelo por conta do "meu candidato" estar atrás. O que estou questionando é como essas informações são coletadas, com que comprometimento um instituto de pesquisa que se diz sério faz o seu trabalho. Como, a dois dias do pleito, uma pesquisa com 500 eleitores representam 50.000? Ainda mais em uma eleição marcada por diferenças de bairro para bairro...

Em Maringá, 12 anos atrás, o ex-prefeito Jairo Gianotto não figurava entre os possíveis vencedores. Há oito, José Cláudio estava em 5º lugar na pesquisa e acabou vencendo. Hoje as pesquisas dão Sílvio no primeiro turno...

Pode ser que os resultados sejam estes mesmo, mas a diferença de 4 anos atrás em Campo Mourão, aqueles 14 pontos na pesquisa se traduziram em 271 votos de diferença. Qual será o resultado domingo?

Nenhum comentário: