"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



quinta-feira, 24 de julho de 2008

Boca Limpa e Ficha Suja

ginko biloba

Boa tarde prezados leitores... um assunto que não tem saído da mídia nos últimos tempos é a lei seca. Não a de Maringá, que só durou no vestibular, mas a nacional, que parece que vai durar por algum tempo.

Nas primeiras semanas da nova lei o governo divulgou diversos números sobre a diminuição no número de acidentes (todos os jornais, corretamente colocavam em suas manchetes que aqueles dados eram do próprio governo). Parece que estava tudo certo, até aparecer uns professores de direito penal dizendo que só vai preso quem quer!

É mais ou menos isso mesmo! A interpretação deles é assim:

A lei antiga permitia que a pessoa fosse detida caso fosse constatado que a pessoa estivesse "sob influência" de álcool. Estar sob influencia é demonstrar sinais ou sintomas de embriaguez (falar mole, olhos vermelhos, andar torto...). Agora isso só serve para pena administrativa!

A pena criminal só pode ser aplicada se for constatado o volume de sangue no álcool da pessoa! Como se faz isso? Com bafômetro (que é questionável) e com exame de sangue. Que nem precisam ser feitos! Está na constituição que ninguém precisa fazer provas contra si mesmo! Ou seja, PIZZA!

É claro que o policial vai te levar para a delegacia, que ele pode te levar pro IML para fazer um exame clínico e te punir administrativamente (nos dias de hoje quem sabe ele até atire em você!), mas criminalmente, você só responde se quiser!

Achamos importante passar isso para que as pessoas tenham diversas visões do que acontece em nosso país, ou seja, muito barulho por tão pouco!

Talvez esta tenha sido até mais uma de alguns políticos que não queriam sujar a sua ficha ainda mais, e podem agora beber mais sossegados!

2 comentários:

Finito Carneiro disse...

Opa! Vamo beber!
A próxima rodada você paga!

Anônimo disse...

se é assim, me chamem... =]