"Então, comeu kibe cru e sentiu a vida nascer. Desse dia em diante tomou gosto pela vida e só passou a comer..." (Trio Mocotó)



terça-feira, 11 de agosto de 2009

A gripe suína e os lucros do mercado farmacêutico

caco modula

Sou eu ou a história da gripe suína já encheu o saco? Você assiste aos telejornais, gripe suína, liga o rádio, gripe suína, nos jornais e revistas, gripe suína. E sabe por que tudo isso? Para causar medo em todo mundo. Parem o mundo. Sem aulas, sem eventos. Use máscaras, lave as mãos, tome Tamiflu. O remédio que cura a gripe.

E eu fico pensando nas teorias da conspiração. Vírus da Aids e Ebola criados em laboratório? Eu não me espantaria jamais. E quem se beneficia? A indústria farmacêutica. E a gripe suína? Vamos fazer com que seja a pior das preocupações de todos, dizemos que o Tamiflu é supimpa e aumentamos em um milhão de vezes as vendas.

Um pouco de história. Em 1996 o Tamiflu foi patenteado pela empresa de Donald Rumsfeld como remédio para o tratamento de vários tipos de gripe. O mesmo Donald Rumsfeld que foi secretário de defesa do excelentíssimo ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush. O medicamento foi utilizado para combater a gripe aviária e agora está de volta aos noticiários por combater a gripe suína. O que as duas doenças têm em comum? A propaganda que fazem. “A gripe é um perigo, vamos tomar remédio.”

Então, vamos pensar um pouco. Até o final de junho deste ano foram 382 mortes no mundo por causa da gripe suína. Agora compare. Por ano, morrem 2 milhões de pessoas com malária, 2 milhões de pessoas por causa da diarréia, 10 milhões de pessoas com enfermidades curáveis, tipo sarampo e pneumonia. E você vê essas informações na mídia? Não. Por quê? Porque o Tamiflu não cura essas doenças. Ah! Só mais um número para mostrar que a gripe suína é um grão de areia nesse mundão cheio de problemas: 25 mil pessoas morrem de fome por dia no mundo.

Então, se você cansar de ouvir falar da gripe suína, eu tenho uma dica simples. Pegue o seu controle remoto e desligue a televisão. Esqueça os jornais. Não escute rádio. É que eu estou fazendo. Pelo menos quando começam a falar dessa droga de doença que só serve para causar pânico entre nós, meros mortais. E o tal de Rumsfeld vai ficando cada vez mais rico, vendendo Tamiflu para todo mundo.

E se a gripe suína não for suficiente para provocar o medo necessário, não se preocupe. Até 2016, 10% das vendas do Tamiflu no mundo todo vão para os cofres da tal empresa do Rumsfeld. Por isso, se a gripe suína não der conta de enriquecer aquele povo todo, outras gripes vão aparecer.

Começa assim, depois piora!

Por hoje é só.

Nenhum comentário: